(62) 99405-4234

Como escrever os resultados e discussão do seu trabalho acadêmico

Como escrever os resultados e discussão do seu trabalho acadêmico

Ao escrever um trabalho acadêmico ou científico, as seções de Resultados e Discussão são as mais interessantes a serem elaboradas, mas também podem ser as mais desafiadoras. Estas seções podem ser combinadas em uma seção única ou escritas separadamente, dependendo das diretrizes da sua universidade ou revista científica. Quando elas são combinadas em uma seção única, os dados coletados e analisados são apresentados e, logo em seguida, interpretados e comparados com a literatura relevante sobre o assunto. Entretanto, escrever essas seções separadamente também tem suas vantagens, pois, permite que você se concentre na descrição e classificação direta dos seus dados sem se preocupar com as implicações do seu trabalho. Veja os elementos principais de cada seção abaixo.

Seção de Resultados

Os principais resultados da sua pesquisa são descritos aqui, incluindo as análises estatísticas e se os achados são significativos ou não. Os resultados são descritos no passado, pois, você estará descrevendo o que já foi feito.

Uma apresentação organizada facilita o entendimento da sua linha de raciocínio pelo leitor. Portanto, a maneira como você organiza a descrição dos seus resultados precisa ser coerente. Você pode seguir a mesma ordem descrita na seção de metodologia ou uma ordem de relevância, da resposta mais para menos importante em relação às suas perguntas de pesquisa ou hipóteses. Seguir a ordem apresentada na seção de metodologia é muitas vezes mais fácil, pois, assim você garante que cada método descrito possui resultados relevantes a serem apresentados. Caso você opte por excluir os resultados de algum experimento, remova também toda a descrição relacionada ao experimento da metodologia.

Algumas pesquisas geram muitos dados e nesses casos você precisa focar somente naqueles mais relevantes. Caso você não tenha certeza quais dados são os mais relevantes para sua pesquisa, releia seus objetivos e perguntas iniciais para decidir quais precisam ser descritos com mais detalhes. Independente dos resultados serem favoráveis ou estatisticamente significantes, se seus achados forem relevantes para sua pesquisa, eles deverão ser inclusos no trabalho. Os resultados observados muitas vezes não são os esperados, mas se você conduziu seus experimentos com qualidade, esses resultados podem gerar dados importantes para sua área de pesquisa.

A inclusão de tabelas e figuras são importantes para ilustrar seus resultados, auxiliando a visualização da informação descrita no texto pelo leitor. Elas devem ser enumeradas consecutivamente, na mesma ordem em que são mencionadas no texto. Capriche na produção destes itens considerando a clareza e a facilidade visualizar as informações importantes do seu trabalho.

A maioria dos leitores, principalmente de artigos científicos, apenas examinam as tabelas e figuras sem ler o texto. Portanto, certifique-se de que cada item tenha um título claro e descritivo o suficiente para ser entendidas sem o auxílio do texto. Além disso, o texto deve complementar as figuras e tabelas e não repetir e mesma informação. Descreva as similaridades, diferenças, correlações e tendências implícitas nos resultados. Compare os dados sem repetir os valores já reportados. Inclua as informações sobre os testes estatísticos realizados, como os valores de p ou intervalos de confiança e limites.

Seção de Discussão

A discussão é a parte mais importante do seu trabalho. É aqui que você irá interpretar e analisar criticamente os resultados obtidos. Nesta seção você responde as suas perguntas de pesquisa e justifica a sua abordagem. A discussão estabelece uma ligação entre o que foi descrito na introdução, baseado na literatura disponível sobre o assunto, e como o seu estudo se desenvolveu para responder os objetivos ou hipóteses que te incentivaram a conduzir sua pesquisa. É preciso fazer uma avaliação crítica dos seus resultados, comparando-os com achados de estudos similares, e descrever como seus dados contribuem para o entendimento ou avanço do seu campo de pesquisa. As implicações dos seus resultados e limitações do seu trabalho também precisam ser descritos de forma clara e objetiva. Entretanto, não repita as informações já apresentadas ou descreva novos resultados na seção de discussão.

A discussão tende a ser a seção mais longa de um trabalho acadêmico ou científico. Portanto, você pode dividir as informações em subseções para ajudar o leitor a seguir sua linha de raciocínio. Muitas pessoas organizam um esboço com os principais pontos a serem discutidos, seguindo a ordem de apresentação dos resultados. Dessa forma, você discute como os seus resultados te ajudam a responder suas perguntas, se eles são consistentes com a literatura ou trazem fatos inovativos para seu campo de pesquisa. Se seus achados são diferentes da literatura consultada, explique as razões que levaram aos resultados controversos. Pode ser que seu estudo tenha uma amostragem maior e mais representativa do tópico avaliado do que estudos anteriores, por exemplo.

Conclua sua discussão resumindo as implicações das suas descobertas, explique a importância prática dos seus resultados para sua área de conhecimento e forneça sugestões do que pode ser feito para complementar sua pesquisa em trabalhos futuros.

5 Comments

  • Cursos Online Postado abril 23, 2020 12:17 pm

    Olá aqui é a Márcia Tozo, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Ettie Tomas Lilyan Postado agosto 10, 2020 2:53 am

    Você tem um fabuloso blog de graças. Ettie Tomas Lilyan

  • Jolie Ingmar Nashom Postado agosto 23, 2020 5:41 pm

    Good For You!!!! Important someone shed light on the subject matter. Jolie Ingmar Nashom

  • erotik izle Postado agosto 24, 2020 12:08 pm

    Olá e obrigado por este blog é uma verdadeira inspiração .. Aleta Caesar Morrissey

  • erotik izle Postado agosto 25, 2020 3:52 am

    Its such as you read my thoughts! You appear to know so much approximately this, such as you wrote the e book in it or something. I feel that you just could do with a few percent to power the message home a little bit, but other than that, that is wonderful blog. A fantastic read. Ill certainly be back. Darice Kenneth Studley

Deixe um comentário

Seu email não será publicado - campos obrigatórios *