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Título, resumo e as palavras-chave – Impressione já no ínicio do seu artigo científico.

Título, resumo e as palavras-chave – Impressione já no ínicio do seu artigo científico.

Muitas vezes, gasta-se tanto tempo organizando as seções internas de um artigo científico – introdução, materiais e métodos, resultados e discussão – que acaba-se negligenciando o título, resumo e as palavras-chave. Entretanto, essas serão as primeiras seções que o editor irá ler ao receber o seu artigo, sendo importante impressionar logo de início para evitar uma possível rejeição antes mesmo da revisão por pares. Isso pode ocorrer porque essas seções são disponibilizadas gratuitamente pelos principais periódicos. Portanto, as informações apresentadas funcionam como um cartão de visitas e precisam incentivar os leitores a ler o seu artigo completo, despertando o interesse do mesmo sobre o assunto. Além disso, sistemas eletrônicos de busca baseiam-se nas palavras contidas nessas seções para indexar e selecionar os artigos relevantes que serão apresentados aos leitores interessados.

1. Título

Um bom título deve informar o tema do artigo e atrair os leitores usando o menor número de palavras possíveis. Selecione palavras que descrevem precisamente o assunto investigado. Use palavras relevantes ao seu estudo como o nome da espécie, ambiente ou doença estudada; o tipo de estudo (ex. revisão, estudo de caso); a técnica aplicada (ex. Estudos, in vitro ou in vivo); as tecnologias utilizadas; ou o clima onde o trabalho foi desenvolvido (ex. tropical ou temperado). Isso facilitará que seu artigo seja encontrado rapidamente durante uma busca na internet.
Muitos artigos são publicados diariamente e títulos curtos, com no máximo 12 palavras, são mais fáceis de serem lembrados. Por isso, os periódicos tendem a limitar o número de palavras ou caracteres a serem inclusos nessa seção ou requerem um segundo título curto que definirá o seu artigo.

2. Resumo/Abtract

Essa seção deve ser original, evitando repetir sentenças exatas de outras seções. Ele deve descrever brevemente todas as outras seções do seu artigo, destacando-se o tema central, o objetivo da investigação, a metodologia utilizada, a relevância do trabalho e as principais resultados. Todas essas informações são geralmente descritas em um único parágrafo, que pode ser separado em seções (ex. objetivos, material e métodos, resultados e conclusão). O resumo é a seção onde você irá promover o seu artigo. Portanto, evite a inclusão de qualquer referência bibliográfica. Em geral, o resumo é a última seção a ser escrita. Cada periódico ou revista costuma delimitar o número de palavras (máximo e mínimo) e o formato a ser empregado. Consulte as instruções do periódico no qual seu trabalho será submetido e siga-as à risca.
Alguns periódicos exigem que o resumo também seja escrito em dois (ou mais) idiomas. Nesses casos, evite o uso de uma tradução automática. Algumas palavras portuguesas possuem traduções variadas que podem mudar completamente o contexto do seu resumo. Caso você não domine outro idioma, é recomendável o que você recorra a alguém que o faça ou contrate um tradutor qualificado para realizar a tradução e evitar constrangimentos ou rejeição do seu artigo.

3. Palavras-chave

As suas palavras-chave devem ser as mesmas que o seu leitor empregará no momento da busca por artigos sobre um assunto específico. Portanto, essas palavras auxiliarão indexadores e mecanismos de busca e encontrar artigos sobre os assuntos pesquisados. Inclua de 3 – 10 palavras (de acordo com as especificações de cada periódico) que representem o seu trabalho, para aumentar as chances do seu artigo ser encontrado e citado.

2 Comments

  • Juliana Postado outubro 18, 2019 5:11 pm

    Muito bom, me ajudou bastante

  • Lesley Postado agosto 2, 2020 8:32 am

    Greetings! Very useful advice in this particular article!
    It is the little changes that produce the greatest changes.
    Many thanks for sharing!

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