(62) 99405-4234

Como escolher o periódico adequado

Como escolher o periódico adequado

A publicação de artigos científicos em periódicos renomados é um dos principais objetivos daqueles que trabalham com pesquisa científica. É através da publicação do artigo que sua pesquisa será divulgada mundialmente, promovendo a disseminação de conhecimento e encorajando a comunicação entre grupos de pesquisa. Além disso, a publicação da sua pesquisa em um periódico de alto impacto, revisado por pares, valida seu trabalho e contribui com a progressão da sua carreira. Entretanto, a escolha de um periódico adequado é essencial para aumentar as chances de publicação. Veja abaixo algumas dicas de como escolher um periódico para submissão do seu artigo científico.

1) Avalie as referências citadas no seu trabalho

É bem provável que o assunto do seu artigo esteja dentro dos temas publicados pelos periódicos que você consultou. Pense também no público que se interessará pelo assunto sobre o qual você escreveu. Alguns periódicos são multidisciplinares como, por exemplo, o PlosOne. Outros periódicos focam em assuntos mais específicos, como o Ecology ou Progress in Retinal and Eye Research. Portanto, se seu artigo tem implicações relevantes a pesquisadores de outros campos de estudo selecione periódicos multidisciplinares, mas se o estudo for pertinente apenas aos profissionais da sua área selecione um periódico mais especializado no tema que será abordado.

2) Analise o foco e o escopo

Avalie se o tema do seu artigo é realmente compatível com os temas publicados pelo periódico. Essa informação é disponibilizada na página do periódico, na seção Objetivos e Escopo. Além disso, é necessário ler alguns dos artigos publicados recentemente pelo periódico para saber se o assunto e o tipo de artigo (revisão, original, estudo de caso, entre outros) serão de interesse aos editores.

3) Avalie a reputação do periódico

A reputação de um periódico é determinada por uma variedade de métricas baseadas, por exemplo, no número de vezes que os artigos são citados. Portanto, avalie o fator de impacto (ISI Thompson Impact Factor) do periódico e sua classificação no WebQualis (CAPES). Avalie também o prestígio dos autores que publicam no periódico e o local onde o periódico está indexado (Web of Sciences e NCBI) aumentando assim as chances do seu artigo ser encontrado.

4) Siga as instruções aos autores

Baixe as instruções aos autores, que é disponibilizada na página do periódico, e leia atentamente todo o conteúdo. Alguns periódicos limitam o tamanho do texto (número de palavras), o número de tabelas, figuras, referências bibliográficas, assim como descreve as seções que devem ser incluídas no manuscrito. Por exemplo, alguns periódicos pedem que as seções de Resultados e Discussão sejam separadas, enquanto outros preferem que elas sejam unidas. É de suma importância ler e seguir a risca todas as instruções sobre a formatação de figuras, tabelas, unidades de medida, referências, tamanho de cada seção para evitar rejeições e atrasos desnecessários na publicação da sua pesquisa.

5) Outros fatores importantes

Avalie também outros fatores como o tempo que os periódicos levam para aceitar e publicar, acesso livre (que são pagos) ou periódico tradicional (livre de cobrança), o idioma em que o periódico publica seus artigos (inglês e/ou português). Como o inglês é a língua mais falada no mundo, publicar seu artigo em inglês irá certamente aumentar o número de visualizações e citações do seu trabalho.
Os revisores anônimos farão críticas e sugestões de mudanças no seu artigo. Considere-as como construtivas e responda educadamente a todos os comentários feitos, indicando as mudanças realizadas e listando as razões de você não concordar com algum dos comentários. Caso o seu manuscrito seja rejeitado pelo periódico não se desespere. Lembre-se que isso é muito comum, pois a maioria dos cientistas, senão todos, já passaram por esta situação. Finalmente, se você acredita na importância do seu artigo não desista; faça uma nova revisão e ressubmeta seu artigo científico a um periódico adequado.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado - campos obrigatórios *