(62) 99405-4234

Como gerenciar suas referências bibliográficas

Como gerenciar suas referências bibliográficas

Antes de iniciar uma pesquisa, é essencial que você faça uma revisão bibliográfica sobre o assunto e identifique as principais lacunas (gaps) em sua área de pesquisa. Após essa averiguação inicial, você terá que demonstrar que está ciente sobre os avanços feitos na sua área de pesquisa, referenciando a literatura que te inspirou a desenvolver sua investigação. Isso permite que seus leitores rastreiem as fontes utilizadas para explicar o objetivo da sua pesquisa, demonstra o alcance e profundidade da revisão literária realizada e dá o merecido crédito às ideias desenvolvidas por outros profissionais. Por isso, ao escrever um trabalho acadêmico, livro ou artigo científico o pesquisador deve fornecer uma lista precisa de referências e citá-las adequadamente ao longo do texto. Ao citar as referências você ainda evita o plágio, que é uma infração disciplinar grave e facilmente identificada.
Para criar uma lista de referências bibliográficas, você precisa registrar organizadamente todos os livros, artigos científicos e outras fontes consultadas durante o desenvolvimento de sua pesquisa. Tentar lembrar de cabeça quais referências foram consultadas durante vários meses, ou até anos no caso de mestrado ou doutorado, é praticamente impossível e você pode gastar muito tempo tentando encontrá-las novamente. Portanto, você deve gerenciar suas referências à medida que você as lê e escreve o seu trabalho.

Citação de referências no texto

As fontes consultadas para gerar suas sentenças e discutir sobre um assunto devem ser citadas a medida que você escreve. Essas sentenças devem ser preferencialmente parafraseadas, onde você expressa as ideias de outros autores utilizando suas próprias palavras, e a fonte deve ser citada ao final da frase no formato correto. Caso utilize as palavras exatas de outro autor, você deverá usar aspas indicando que essas palavras não são de sua autoria e citar a fonte de referência.

Lista de referências

A lista de referências é geralmente inserida no final de documentos como TCC, dissertações, teses, artigos científico e capítulos de livros. Nesta lista, todas as referências citadas ao longo do texto estarão descritas por completo para facilitar a identificação pelos leitores que queiram consultá-las. A lista de referências deve seguir rigorosamente o formato descrito nas instruções para autores.

Gerenciamento de referências

A maneira mais fácil de gerenciar suas referências é através de ferramentas desenvolvidas especificamente para essa função. Com essas ferramentas você pode salvar e incluir as referências a medida que você as acessa em páginas de pesquisa, como o Google Acadêmico (Google Scholar), bases de dados (Web of Science) ou na própria página de muitos periódicos. Assim, você evita todo o trabalho de digitar suas referências manualmente e cria uma lista instantânea de referências bibliográficas consultadas. Muitas dessas ferramentas se integram ao MS Word ou OpenOffice, o que possibilita a inclusão de uma ou várias citações no texto, criando simultaneamente uma lista de referências no final do documento.
Os principais softwares de gerenciamento de referências bibliográficas são o Endnote, Mendeley (gratuito) e Zotero (gratuito), mas existem vários outros disponíveis como o Bebop, Bibdesk, Citavi e F1000Workspace. Esses softwares podem formatar todas as citações e referências do seu artigo de acordo com o estilo de citação de um determinado periódico automaticamente. No Brasil, os principais estilos utilizados para trabalhos acadêmicos seguem a ABNT ou Vancouver. Para a submissão de artigos científicos cada periódico possui seu próprio estilo, que pode ser consultado nas instruções para os autores. Mas vale lembrar que mesmo utilizando um software de gerenciamento as citações ao longo do texto e a lista de referências devem ser meticulasamente conferidas de acordo com o estilo utilizado.

1 Comment

  • Leandro Postado setembro 15, 2019 8:10 pm

    gostaria de um auxilio acadêmico

Deixe um comentário

Seu email não será publicado - campos obrigatórios *